terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tchauuu leite!

Oi, meninas.

Hoje eu vim falar de um assunto que interessa a 70%, sim, você leu direito SETENTA por cento dos adultos brasileiros. É a intolerância a lactose. Essa doença acontece por uma ausência ou deficiência da enzima que quebra o leite. Sabia que esse probleminha pode aparecer com o passar do tempo? Eu faço parte dessa estatística. Há mais ou menos duas semanas que eu descobri que tenho essa deficiência.


Mas calma, não precisa se apavorar, né? É comum! E hoje em dia já existem diveeeeeeeersos produtos que substituem fácil o nosso querido leitinho. Confesso que assim que eu descobri, entrei em semi parafuso, porque como ia largar meu querido Nescau de todos os dias? E agora, José? Então fui pro supermercado, li muitos os rótulos e achei umas boas opções pra ser feliz.


Mas antes de trazer as dicas de produtos, eu vou alertar vocês pros sintomas dessa intolerância. Então, se você sentir algum dos sintomas após ingerir leite ou derivados, dá uma conversada com um médico ou nutricionista de confiança e vai fazer o exame, belê?

- Náusea
- Dor ou distenção abdominal (aquele famoso inchaço)
- Gases
- Irritação intestinal
- Diarréia, ou intestino muuuito preso

Então gente, se tiver algum desses sintomas, não vai sair desesperada por aí dizendo que eu constatei que você tem intolerância à lactose, ok? Existe um exame simples de fazer, que te dá o resultado preciso. Você tira uma amostra de sangue, ingere um líquido, uma solução à base de lactose, espera 30 minutos, tira mais uma amostra de sangue, espera mais 30 minutos e tira outra amostra de sangue.  Essa horinha que tu ficas no laboratório, vai servir pra te ajudar e muito.


Pra quem já sabe que não pode abusar do leite, sabia que até em remédio pode ter lactose! É legal sempre ler o rótulo dos produtos e evitar alimentos como o leite de vaca, o queijo fresco, manteiga, requeijão, iogurtes, pão de leite, bolachinhas... Enfim, tudo que possa atacar o teu problema.


Uma coisa dá pra perceber, produtos sem lactose ainda são caros, mas é óbvio que tem muita coisa em conta, e o bem estar de poder comer sem se preocupar em ficar com dores é impagável. Então eu vou trazer umas dicas pra quem gosta de leite de soja. Eles já são uma delícia, né? Tem uns sabores muuuito bons, e são levinhos. Bom praquele lanche da tarde, ou pra substituir o bom e velho toddynho, já que tem até de chocolate. Normalmente são consumidos gelados, mas e quando tá frio? TCHARAM... é só colocar um minutinho no microondas, que fica uma delícia. Fica quentinho, mais encorpado e muito bom. Uma dica pra fazer isso é com o Ades Frapê de coco, meu preferido no mundo. Ou também o leite de soja original com canela. 


E pensando em nós, pessoas que estamos longe das vaquinhas, o próprio site da marca Ades criou uma parte de receitas pra serem feitas com a bebida. Depois de ler o post, é só entrar aqui ó e ser feliz. Tem uma série de opções. (Até drink!)



E tem salgados também!!!


Eu já fiz bolo e troquei o leite que dizia na receita por Ades de laranja, e ficou uma delícia! No supermercado existem diversas opções para quem não pode comer derivados de leite, mas morre de vontade, que nem eu.





Bom gente, agora é só dar uma procuradinha, preparar o bolso e ser feliz, sem leite! E quem precisar mais dicas, é só deixar nos comentários, que eu estou sempre procurando sobre o assunto.

Beijos, na semana que vem eu volto.

por Mel Cauduro

Nenhum comentário:

Postar um comentário